nossos serviços

 

arquitetônico

É importante entender as regras do jogo antes de jogá-lo. Cada cidade possui conjuntos de regras, leis e normas que determinarão muitos aspectos do seu projeto. A nossa experiência na pesquisa e compreensão desses códigos é fundamental para que tudo fique de acordo com o solicitado nas aprovações dos órgãos públicos.

 

O projeto arquitetônico é o início de todo o processo. É um trabalho que envolve técnica e criatividade, pois coloca no papel todos os sonhos, expectativas e necessidades do cliente. A arquiteta e o engenheiro responsáveis analisam a estética e funcionalidade de cada ambiente projetado, balanceando com os fatores de custos, prazos e legislação.

 

Espaços bem dimensionados, com funcionalidade, com ventilação e insolação adequadas, iluminação natural e artificial bem localizadas, são apenas alguns itens de um projeto arquitetônico ideal.

 

interiores

Chegou a hora de cuidar dos espaços internos.

 

O projeto de interiores possui uma visão ampla, não é focado apenas na estética, mas em um conjunto de elementos que visam estabelecer um ambiente com dimensões, ergonomia, proporção e cores adequadas.

 

Assim como o projeto arquitetônico, é elaborado sob medida, de acordo com as necessidades de cada cliente, pois cada cliente é único.

 

Nosso processo de briefing individualizado busca compreender as coisas que são importantes para cada pessoa: hábitos, referências, gostos e necessidades.  

Quando o cliente está conosco desde a concepção da edificação (projeto arquitetônico), a fase que define mudanças em layout não é necessária. Caso contrário nossos serviços iniciam-se nela e passam por outras etapas, tais como:

MOBILIÁRIO

 

O projeto de mobiliário consiste em determinar a melhor disposição de layout que atenda a necessidade dos usuários.

Além de realizar a disposição, também é elaborado o detalhamento técnico de cada móvel, identificando e especificando todos os elementos que o compõe, para que as marcenarias possam elaborar seus orçamentos de maneira parametrizada.

GESSO E ILUMINAÇÃO

O projeto de gesso envolve a determinação dos locais que contarão com sua presença, assim como detalhamentos necessários para sua execução, tais como: rebaixos, negativos, cortineiros, nichos para split e recortes para fitas de LED.


O gesso vem sendo utilizado cada vez mais como coadjuvante, permitindo a passagem de fiações necessárias para distribuição da iluminação ou para execução de elementos de automação.
 

A valorização visual dos ambientes acaba ficando por conta da iluminação, a grande protagonista. 

A arquiteta responsável pelo projeto técnico de iluminação especifica os tipos de luminárias, postes, spots, pendentes, lustres e iluminação decorativa que são distribuídas no forro e na área externa, com a parametrização de todos os interruptores.

 

O conforto luminotécnico é um item essencial, pois está diretamente ligado com a sensação que o usuário tem ao entrar em um ambiente. A determinação dessas sensações é feita pela arquiteta em conversas com os clientes. Além disso, ela também realiza o estudo da intensidade luminosa e do índice de reprodução de cor de cada lâmpada do ambiente.  

REVESTIMENTO E ACABAMENTO

Determinar diferenciações em paredes com revestimentos ou pinturas, porém dentro do contexto, ou ainda estabelecer cores neutras para todo ambiente, faz parte do projeto de revestimento e pintura. É determinado o modelo, tamanho, tonalidade e textura de cada elemento que irá compor o ambiente, especificando inclusive onde começa e onde termina a colagem de cada peça, seja papel de parede, porcelanato ou qualquer outro tipo de revestimento.

 

As definições de acabamentos ou elementos decorativos, tais como vasos, vegetações, fechaduras, louças e metais sanitárias, espelhos, rodapés, vistas caixilhos, portas e janelas também fazem parte da composição do projeto de interiores.

A junção de todos esses itens do projeto de interiores, é totalmente visualizada em imagens 3D renderizadas, para que o cliente possa se imaginar dentro do ambiente.

 

estrutural

O projeto estrutural é o responsável por garantir a estabilidade global ao projeto, sempre norteado pelos traços da arquitetura e seguindo as referências normativas.

 

O engenheiro responsável por ele modela, analisa, dimensiona, detalha e especifica cada parte da estrutura, que pode envolver elementos tais como: fundações, pilares, vigas, lajes, escadas, reservatórios e coberturas.

 

A concepção estrutural pode ser viabilizada através de diversos materiais ou métodos construtivos, como por exemplo: concreto armado, concreto protendido, concreto pré-moldado, alvenaria estrutural, aço ou madeira.

 

elétrico/automação

O projeto elétrico é o responsável por garantir a disponibilidade de energia elétrica de forma adequada ao bom funcionamento e que forneça segurança a pessoas e animais domésticos, assim como a conservação dos bens.

 

O engenheiro responsável por ele realiza a locação de todos pontos de utilização e determina a demanda elétrica, para em seguida dimensionar e definir o caminhamento dos condutores e condutos.

 

A concepção do projeto elétrico também envolve a definição do tipo de conduto e condutor. Eles são determinados pelo projetista conforme o meio na qual se encontram, pois podem ter exigências diferentes quanto a resistência a água, impactos, temperaturas, emissão de gases e aos raios UV.

 

Paralelamente ao projeto elétrico, o engenheiro responsável viabiliza o projeto de automação. Esse consiste em levantar as necessidades imediatas e futuras dos usuários em termos de automação, para desta forma planejar os pontos e tubulações necessárias para viabilizar todas as situações solicitadas.

 

O maior desafio nesse tema é a integração dos sistemas, para que o conjunto resulte em uma interface intuitiva e amigável. Prever espaço para atualizações ou expansão do sistema é primordial, pois trata-se de uma tecnologia que evolui rápido demais.

 

hidráulico, sanitário e drenagem

O projeto hidráulico visa disponibilizar água de forma adequada aos pontos de consumo da edificação, de tal forma que possua um desempenho adequado em termos de vazão e pressão, e que garanta potabilidade.

 

Em paralelo ao projeto hidráulico, o engenheiro responsável viabiliza o projeto de esgotamento sanitário, que envolve a correta destinação do esgoto sanitário gerado pela edificação, seja para a rede pública de tratamento de esgoto ou sistema de fossa e filtro.

 

Já o projeto de drenagem de águas pluviais, envolve dar a destinação adequada as águas oriundas da chuva, para que não se tenha excesso de umidade no solo e para evitar inundações. Muitas vezes o sistema de drenagem é utilizado em conjunto com estruturas de contenções.

 

Os engenheiros responsáveis por esses projetos realizam a locação de todos pontos de utilização, geração ou captação, e determinam a demanda, para em seguida dimensionar e definir o caminhamento da rede assim como o volume total de reserva, de tratamento, de reaproveitamento ou de destinação final.

 

preventivo contra incêndio

Incêndio se apaga no projeto.

 

O projeto preventivo contra incêndio tem como objetivo preservar a vida e o patrimônio, seja criando mecanismos que evitem tais sinistros ou dando condições ao usuário de controlar e eliminar as chamas em eventuais ocorrências.

 

Este projeto é elaborando seguindo as normas de segurança contra incêndio, que orienta quanto a determinação, localização e dimensionamento dos componentes de segurança.

 

Fatores tais como área, altura, composição dos materiais, tipo de ocupação da edificação acabam por determinar quais dispositivos de segurança serão adotados.

 

O engenheiro responsável por ele, tem a obrigação de aprová-lo no Corpo de Bombeiros antes mesmo de iniciar a construção da edificação. Após concluir a obra, deve-se ainda solicitar a vistoria de habite-se, ocasião onde o órgão responsável verifica se as instalações foram realizadas em acordo com o projetado.

 

regularização

O processo de regularização inicia com a avaliação da situação do imóvel visando identificar as incoerências, que normalmente estão relacionadas a áreas construídas em desacordo com o projeto ou sem o projeto aprovado pelo órgão público.

 

As situações mais comuns de irregularidade são infrações relacionadas aos recuos, finalidade de uso da edificação e índices construtivos ou taxas de permeabilidade incoerentes com o permitido. Também se constata frequentemente instalações prediais em desacordo com as normas de segurança contra incêndio do Corpo de Bombeiros Militar.

 

A maior parte das situações são passíveis de regularização, e cada uma deve ser analisada de forma única, respeitando a legislação específica de cada município. As prefeituras têm-se modernizado quando o assunto é regularizações. Diversas situações que até então não havia solução, agora são passíveis de regularizar.

 

Tornar um imóvel regular, é valorizar seu patrimônio e torná-lo mais seguro.

 

cronograma e orçamento

É nessa etapa que fazemos o levantamento de todos materiais que são necessários para a construção, assim como estimamos todos serviços que deverão ser executados. É a organização do projeto para a obra, para que tudo saia conforme o planejado.

 

Com os levantamentos em mãos, os clientes conseguem cotar materiais e serviços de execução, pois possuem o quantitativo do que será necessário para construir. Desta forma os orçamentos estarão equalizados de maneira coerente.

 

A etapa de orçamento e cronograma em diversas situações acaba definindo o ritmo da obra, pois ela interliga o tempo de execução com a disposição financeira necessária. 

 

consultoria

Já imaginou como seu ambiente pode se transformar com a ajuda de um arquiteto e um engenheiro?

 

A consultoria é uma opção de projeto para quem busca uma repaginada no ambiente, mas não tem tempo, não quer obras ou simplesmente não gostaria de gastar o valor de um projeto de interiores completo.

 

É um serviço de assessorias para decoração rápido e prático. Inclui a análise do ambiente e fornecimento de sugestões ou alterações envolvendo: decoração, quadros, revestimentos (pintura, papel de parede ou porcelanatos), vegetação, louças, metais, ferragens e móveis soltos (sem marcenaria sob medida). Também é disponibilizada uma assessoria remota para a compra dos itens sugeridos.

 

É um trabalho rápido e eficiente que garante com simplicidade que o ambiente possa refletir a autenticidade e identidade do seu morador.

laudo técnico

 

Através de nosso conhecimento especializado em estruturas, fundações e impermeabilizações, desenvolvemos laudos periciais aonde relatamos de forma técnica determinada manifestação patológica.

 

No laudo visamos expor o diagnóstico da manifestação patológica com a identificação dos sintomas, mecanismos, causas e origens, além de classificar a anomalia, explicar possíveis prognósticos, e propor a terapia adequada.

 

Atuamos tanto na função de perito quanto de assistente técnico.

luminotécnico

 

Através de nosso conhecimento especializado em iluminação artificial, desenvolvemos o projeto luminotécnico adequado para cada atividade, seja comercial, industrial ou hospitalar.

 

Dimensionamos todo sistema de iluminação visando atender as recomendações normativas da ABNT NBR 5.413 e as instruções das normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho.

visualização 3D

 

É nessa hora que damos vida ao seu projeto!

 

A visualização em 3D tem a intenção de demonstrar para o cliente o ambiente em que o projeto está inserido, de forma realística e utilizando técnicas de computação gráfica. Utilizamos várias ferramentas como Sketchup, Lumion, Promob, entre outros, para criar imagens tridimensionais que demonstrem nosso projeto.

 

Elaboramos as imagens em 3D para visualização de projetos em vários níveis, desde loteamentos, edificações residenciais, comerciais e institucionais; até a visualização da parte interna, com móveis, gesso e iluminação.

 

Dessa forma, o cliente consegue ter a noção macro do projeto e visualiza como ficará a sua obra finalizada. Além disso, investidores que têm a intenção de vender seus empreendimentos, possuem uma vantagem maior ao entregar a visualização em 3D para possíveis compradores.

© 2019 por MESCLA ARQUITETURA E ENGENHARIA.